Matheus Rezende's profile

Marseille 1x1 Mônaco - Igor Tudor (Análise Tática)

OLYMPIQUE MARSEILLE 1x1 MÔNACO 
 IGOR TUDOR (VISÃO AÉREA) 28/01/23
SISTEMA TÁTICO PADRÃO 

Saída 3+2 duplo pivot atraindo pressão (Rongier e Veretout) Nuno + Undav em amplitude, Malinosvskyi e Guendouzi atuam atrás de Sanchez e apoiam aos lados para a triangulação.
Organização Ofensiva As triangulação pelos lados foi marcante vs Monaco, perceba como o balanceamento é feito em ambos os lados para penetrar a área do adv. Pouco se utiliza o ''duplo pivot'' com a posse pelo meio, apenas servem de isca para atrair pressão e lateralizar o jogo.
Exemplos de triangulações que começa em uma extremidade do campo e termina na outra. Tudo de forma intencional, para balancear a equipe adversária e criar superioridade numérica.
Para finalizar a ilustração tática, geralmente é nesse modelo que é construída a organização ofensiva.
Organização Defensiva 

Marcação com encaixes individuais, um método não muito utilizado nos futebol atual, mas ainda pode render bons frutos. 

Positivo: Recuperação rápida ao portador + retomada da posse para progressão Negativo: Facilmente manipulado pela troca de movimentações
Pegando um gancho sobre a individualidade na marcação, no Marseille concluimos que: A transição defensiva não é feita de forma organizada, após a perda da posse os encaixes são desestruturados devido a movimentação rápida do Mônaco A seguir, irei destacar o mal controle da linha
Salto de pressão (orientação para individualidade 1vs1) sobra espaço as costas do defensor. A linha não é feita como estamos a ver habitualmente, não segue uma compostura. São feitas através de saltos individuais ao seu oponente selecionado pelo treinador.
PERDE PRESSIONA 

Em alguns momentos da partida, podemos ver como o perde pressiona é utilizado na equipe de Tudor. Tentativa de recuperação rápida >>> Lateralizar o jogo >>> Penetrar a área adversária.
E como a equipe tentou penetrar a área do Mônaco? Através de cruzamentos teleguiados para área. Tudor gosta dessa inversão de pés do extremo. EX: Undav buscando o cruzamento fechado no primeiro tempo e Nuno Tavares no segundo, falarei sobre o português a seguir:
O melhor momento da equipe foi o segundo tempo. Guendouzi (MC) deu lugar a Balerdi (ZAG). Com isso, a equipe passou do 3-2-5 para um 4-2-3-1 com Nuno Tavares invertendo lado com Undav. Alexis Sanchez mantém sua mobilidade como um falso 9.
O GOL 

Destacando a inversão de Nuno Tavares, também podemos mencionar a inversão dos lados para balancear o oponente, citado acima na thread. Lateralizar em triangulação >>> Balancear >>> Inverter.
Marseille 1x1 Mônaco - Igor Tudor (Análise Tática)
Published:

Marseille 1x1 Mônaco - Igor Tudor (Análise Tática)

Análise tática sobre a partida entre Oympique de Marseille vs Mônaco, com uma visão aérea do campo.

Published: